Limpeza de Fossas Sépticas

A importância da manutenção preventiva da Limpeza de Fossa

A fossa séptica nada mais é do que um sistema de tratamento do esgoto. Elas recebem, principalmente em ambiente empresarial, um volume alto de resíduos. No entanto, a fonte também pode ser doméstica, onde também deve haver um grande cuidado de manutenção preventiva.

A finalidade das fossas é a de funcionar como se fosse uma primeira etapa no tratamento dos dejetos. Uma vez que os resíduos cheguem nelas, haverá uma separação simples entre aquilo que é sólido e o que é líquido.

Segundo definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), existem três tipos de fossas. São elas a de câmara única, a de câmaras sobrepostas e a de câmaras em série. A sua instalação deve ser feita de acordo com a norma NBR-7229.

Por conseguinte, assim como todos os demais serviços e utilitários que servem no tratamento de água e esgoto, é usual haver entupimento, algo até esperado. Isso ocorre em função do volume de resíduos que a fossa recebe.

Para evitar que haja o entupimento, o mais indicado são as manutenções preventivas. Uma vez que é difícil saber o que se passa na fossa sem um trabalho especializado, contrata-se o serviço de desentupidoras, capacitadas com pessoal técnico e maquinário capazes de efetuar uma avaliação do local.

Quando a fossa conta com serviços de manutenção periódicos e está em bom estado, os benefícios acabam sendo levados a todo ramal a que ela está ligada. Isso porque quando há entupimento num local, é comum que no resto ocorra o mesmo, deixando o serviço mais complexo e mais custoso. Resume-se, ademais, os principais benefícios da limpeza de fossa:

  • Evitar o mau cheiro
  • Prevenir a chegada de insetos (como moscas, principalmente)
  • Impedir a contaminação da água e do solo
  • Evitar doenças
  • Prevenir problemas mais graves na tubulação e no ramal
  • Evitar que o serviço se torne mais difícil e mais caro

A periodicidade da manutenção varia de acordo com dois fatores. Um deles é a quantidade de uso, uma vez que, conforme já dito, quanto maior é o volume de dejetos, mais fácil entupir. A segunda é o tempo de utilização da fossa – a ABNT indica um período máximo de um ano.

Sinais de que a fossa está sobrecarregada

São muitos os casos em que é subestimada a importância da limpeza de fossa séptica e o pior acaba acontecendo. Nestas situações, não necessariamente a fossa já entupiu, mas há um indicativo de que está prestes a acontecer. É bom ficar atento a algumas questões:

  • Já se passou mais de um ano do último serviço de manutenção;
  • Existe a possibilidade de raízes de árvores estarem causando danos no subsolo e, por conseguinte, na fossa;
  • O gramado, principalmente na parte lateral, está com mau cheiro;
  • O fluxo de utilização da fossa aumentou muito desde a última manutenção;
  • Jardim molhado mesmo com ausência de período chuvoso.


Escolhendo um serviço de Desentupimento de Fossa

Nesse sentido, contratar uma empresa que faça um serviço sério e de qualidade é fundamental, uma vez que os prejuízos de uma fossa entupida são altos e podem se alastrar. Alguns quesitos devem ser cumpridos pela desentupidora.

Atualmente, existem legislações específicas, em âmbito federal, estadual e municipal. Cada prestadora de serviço deve obedecer a esses parâmetros legais, a fim de garantir a lisura do serviço, o comprometimento com o meio ambiente e a garantia de qualidade ao cliente.

Adicionalmente, é fundamental que a desentupidora seja equipada com maquinários modernos e que os profissionais sejam experientes e capacitados. Um serviço mal feito pode gerar efeitos em cascata, capazes de prejudicar toda a rede do local.

As técnicas indicadas nesse serviço são as de limpeza de fossa por sucção ou por hidrojateamento. Na primeira, é utilizado um caminhão a vácuo como instrumento principal. Inicialmente, uma mangueira faz a limpeza. Em seguida, os detritos são sugados, armazenados e transportados até um local adequado para remoção, onde não há risco de contaminações ao meio ambiente e à saúde da população.

No segundo método, de hidrojateamento, bombas de alta pressão e de alta vazão, com bicos rotativos, fazem o serviço. A diferença aqui é que em vez de realizar a sucção dos resíduos, eles são eliminados pela própria tubulação. Isso só é realizado quando não há risco de entupir a rede de esgoto mais à frente. Contrate a Desentupidora Brasileira e resolva o seu problema de forma rápida e segura.

Confira nosso blog, ele oferece artigos informativos e dicas práticas para ajudá-lo a evitar problemas futuros. Confie na nossa expertise e tenha a tranquilidade de saber que estamos aqui para ajudar.